Cuidador de Idosos Home Care
O cuidador de idosos é extremamente importante para as famílias que necessitam de cuidados especiais. Profissional de qualidades peculiares, expressas pelo forte traço de amor à humanidade, de solidariedade e de doação, o cuidador integra a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO Sob código 5162.
A Ápice Care disponibiliza serviço de assistência de enfermagem domiciliar para pacientes que apresentam limitação física ou cognitiva, e que necessitam de cuidados especiais. Contamos com uma equipe experiente na prestação de cuidados à pessoas idosas dependentes ou em convalescença em seu domicílio. O nosso objetivo é dar respostas às necessidades do paciente, sempre em seu ambiente, priorizando os laços familiares.
O atendimento domiciliar é essencial aos pacientes que preferem se submeter a longos tratamentos no âmbito familiar, aqueles que necessitam de assistência para prevenção a doenças e aos que necessitam de cuidados paliativos, para que sejam tratados de forma mais agradável, mantendo a qualidade de vida e a proximidade com a família.
Nossos diferenciais
Define-se cuidador como alguém que “cuida a partir dos objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida”. É a pessoa da família, ou da comunidade, que presta cuidados a outra pessoa de qualquer idade, que esteja necessitando de cuidados, por estar acamada, com limitações físicas ou mentais, realizando por ela somente as atividades que não possa fazer sozinha.
Vale ressaltar sempre que, não fazem parte da rotina do cuidador, técnicas e procedimentos identificados como profissões legalmente estabelecidas, particularmente, na área de enfermagem.
Disponibilizamos profissionais por períodos de 6, 8, 12, 24 horas, para prestar uma melhor assistência de enfermagem.
Tarefas do Cuidador:
- Escutar, estar atento e ser solidário com a pessoa cuidada.
- Ajudar nos cuidados de higiene pessoal.
- Atuar como elo entre a pessoa cuidada, a família e a equipe de saúde.
- Estimular e ajudar na alimentação.
- Ajudar na locomoção e atividades físicas, tais como: exercícios físicos, andar, tomar sol.
- Estimular atividades de lazer e ocupacionais.
- Realizar mudanças de posição, na cama e na cadeira, e massagens de conforto.
- Comunicar à equipe de saúde (enfermeiro, médico) todas as mudanças no estado de saúde da pessoa cuidada.
- Outras situações que se fizerem necessárias para a melhoria da qualidade de vida e recuperação da saúde do assistido.